Sintet comemora realização do concurso público para professores no Tocantins

11/06/2023 11/06/2023 09:56 527 visualizações

Neste domingo, 11 de junho, o Sintet comemora a realização do concurso público para professores da rede estadual do Tocantins, um marco para a luta sindical do Sintet.

Desde o ano de 2014, o Sintet pautava o governo do Tocantins pela realização do certame a fim de combater a famigerada contratação temporária, principalmente por indicação política.

Em 2016, o Sintet entrou com ação no Tribunal de Justiça pedindo a realização do concurso, mas o TJ entendeu que a competência da realização do certame era da administração pública do poder executivo.

Em 2019, diante do vexame da contratação temporária em troca de favores políticos, o Sintet fez queixa ao Ministério Público, que a partir do fato, ajuizou Ação Civil Pública cobrando do governo estadual a realização do concurso.

Em 2020 e 2021, o Sintet fez ainda um abaixo-assinado, onde coletou centenas de assinaturas cobrando o certame, além de manifestos e atos públicos na frente da Secretaria Estadual de Educação e das Diretorias Regionais de Ensino, em Palmas, Porto Nacional e Gurupi.

Também foi protocolado ofícios cobrando a realização do concurso para a educação na Assembleia Legislativa, na Comissão de Educação e ao próprio governo estadual.

Da luta à realidade

Hoje, após muita pressão do Sindicato, o concurso é uma realidade e oferta 5.242 mil vagas para os cargos de Professor Regente, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e Professor da Educação Básica.

Além da luta pela realização do certame, o Sindicato buscou contribuir com a aprovação dos novos professores. A partir de uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e emenda do deputado federal Célio Moura (PT) realizou o curso Saberes do Magistério da Educação Básica, com objetivo de qualificar os professores para a aprovação no concurso.

Mais recentemente, o Sintet realizou um intensivão preparatório para o concurso público, onde ofereceu aulas presencial e online gratuita aos sábados na sede do Sintet.

Para o Sintet, o concurso público é necessário e imprescindível para a qualidade da educação pública, contribui com o trabalho decente e inibe as ingerências políticas nas escolas provocadas pela contratação por indicação, além de alimentar o quadro efetivo da educação e oxigenando a contribuição para o IGEPREV.

“Nós acreditamos que o concurso público é importante porque é democrático, respeita os princípios da administração pública e contribui significativamente para a qualidade da educação pública e para o trabalho docente”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.