Diante da insatisfação dos professores, Sintet cobra da Seduc informações sobre gratificações do PROFE

13/06/2023 13/06/2023 16:24 666 visualizações

Para o Sintet, a Seduc deveria agraciar todos aqueles que estiverem lotados na escola, nas funções de regência, coordenação, orientação, coordenação de área, inspetor de pátio, bem como aqueles lotados no apoio (AP, CPP) e suporte pedagógicos (biblioteca, laboratórios)

O Sintet protocolou ofício ao Secretário Estadual da Educação, Fábio Vaz, para tratar da gratificação de incentivo previsto no PROFE.

Com a decisão do governo estadual de conceder o incentivo apenas aos professores que estejam com no mínimo 70% da sua carga horária na disciplina de formação ou de origem do concurso, a Seduc vai contra sua própria Instrução Normativa de Lotação e Remoção. Os professores de área lotados no ensino médio pela citada instrução normativa devem ser lotados com sua disciplina de origem, mais eletivas e trilhas de aprofundamento, o que na maioria dos casos essa carga horária do núcleo diversificado é maior que a disponível para a disciplina de concurso. Além disso, a maioria dos docentes lecionam em disciplinas do núcleo comum e NÃO podem ficar prejudicados. Um exemplo é o professor de História, que complementa sua carga horária com filosofia e sociologia ou apenas estas duas últimas, porém, ambas são disciplinas que compõe um só núcleo comum, o de Ciências Humanas.

Outro caso são os professores pedagogos que fizeram concurso de primeiro ao quinto ano, e que na sua grande maioria não estão na sua função de concurso por não haver essas turmas na rede nas cidades onde estão lotados, além do que, a instrução normativa não é clara quanto a definição de lotação desses professores, restando-os também prejudicados.

Há uma insatisfação enorme dos docentes lotados nestas situações, sobretudo os que atuam nas trilhas e eletivas, que estão desempenhando suas funções na sala de aula e não receberam o incentivo.

Para o Sintet, para haver um verdadeiro incentivo aos profissionais da educação, a Seduc deveria agraciar todos aqueles que estiverem lotados na escola, nas funções de regência, coordenação, orientação, coordenação de área, inspetor de pátio, bem como aqueles lotados no apoio (AP, CPP) e suporte pedagógicos (biblioteca, laboratórios), essa é a defesa do sindicato, que é o que se pede desde já. Sem isso, o programa perderá sua identidade e objetivos.

O Sindicato aguarda resposta da Seduc sobre esta demanda e tão logo receba informará seus filiados e filiadas.