Prefeitura de Guaraí prorroga acordo da greve por mais 90 dias; educação não aceita

30/08/2023 30/08/2023 15:23 658 visualizações

A presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, informou que participou de uma reunião na terça-feira, 29 de agosto, com a gestão municipal de Guaraí para tratar dos encaminhamentos sobre o acordo de greve dos profissionais da rede municipal de educação.

Segundo a dirigente sindical, a gestão pela terceira vez tenta prorrogar o cumprimento do acordo da greve. “A gestão da prefeitura fez o acordo de greve diminuindo nossos percentuais das progressões vertical, e já prorrogou duas vezes o cumprimento que venceu em 31 de julho, e na reunião desta terça ao invés de apresentar uma solução anunciou que vai prorrogar novamente o acordo para mais 90 dias”.

Após a reunião com a gestão, o sindicato reuniu com urgência a categoria que deliberou por não aceitar a prorrogação do acordo. “Não tem mais prazo”, afirmou Iolanda.

O acordo que encerrou a greve da categoria em 2022 consiste no pagamento do reajuste do piso na carreira, conforme a lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Para aplicar o reajuste nas tabelas, a prefeitura baixou os níveis da progressão vertical da graduação de 15% para 4%, e da pós-graduação de 6% para 4%, e ainda prometeu aprovar o novo PCCR com a devida reestruturação.

“A prefeitura acabou com a valorização na carreira e ainda não cumpriu o pagamento do reajuste do piso”, denuncia Iolanda.

A categoria vai marcar uma assembleia para tomar novos encaminhamentos sobre o impasse.