Sintet fala de saúde mental dos professores no programa 6º Aula

14/09/2023 14/09/2023 16:22 286 visualizações

 

 

O Sintet realizou nesta quarta, 13 de setembro, mais uma edição do programa 6º Aula. No programa, a vice-presidente do Sintet Regional de Palmas, Cáritas Almeida recebeu as professoras convidadas Denise de Barros Capuzzo e keila de Sousa Leitão que falaram sobre a Síndrome de Burnout e a saúde mental dos professores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.

De acordo com a professora Denise Capuzzo, a saúde mental dos professores implica no bem-estar pessoal, na qualidade de ensino e no desenvolvimento profissional.

Segundo a professora, os fatores de estresse na profissão do professor são na maioria das vezes, a carga de trabalho, dificuldade na gestão da sala de aula, pressão social e administrativa.

“Para manter a saúde mental é preciso apoio emocional, autocuidado, práticas saudáveis, formação e desenvolvimento professional e contar com uma rede de apoio.

Denise Capuzzo é Doutora em Educação - PUC Goiás, Psicóloga, Neuropsicóloga e Analista do Comportamento.

Já a professor Keila Leitão falou da necessidade de identificar os estressores que causam a Síndrome de Burnout, que leva a fenômeno psicossocial que resultam na exaustão emocional, despersonalização e na baixa realização profissional.

A professora Keila citou o que pode ser alguns exemplos de estressores, como: lógica mercantil, produtividade, eficiência e eficácia, desvalorização, falta de perspectiva, perda de autonomia, dificuldade em visualizar os resultados, violência física e psicológica. “É necessário identificar os estressores para diagnosticar e tratar a doença.

Keila é professora, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.

Veja o vídeo completo do programa no Canal da TV Resistência Contemporânea no YouTube e no Canal do Sintet na mesma plataforma. 

https://www.youtube.com/live/9J-kuHJNVpI?si=I3MUzFTbo7z0Zwt6