Prefeitura de Guaraí não cumpre acordo que suspendeu a greve; Sintet repudia e vai chamar assembleia

15/09/2023 15/09/2023 14:34 505 visualizações

O Sintet Regional de Guaraí repudia veementemente a conduta da Prefeitura de Guaraí por não cumprir o acordo que encerrou a greve dos profissionais da rede municipal de ensino realizada em 2022.

Segundo a presidente do Sintet, Iolanda Bastos, a gestão municipal não vai receber o sindicato para dar andamento nas negociações após a categoria não aceitar a prorrogação de mais 90 dias para o cumprimento do acordo de greve.

O prazo para cumprir o acordo já foi adiado outras duas vezes pela prefeitura e venceu em 31 de julho de 2023.

O acordo que suspendeu a greve da educação em Guaraí consiste no pagamento do reajuste do piso na carreira, conforme a lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Para aplicar o reajuste nas tabelas, a prefeitura baixou os níveis da progressão vertical da graduação de 15% para 4%, e da pós-graduação de 6% para 4%, e ainda prometeu aprovar o novo PCCR com a devida reestruturação.

”A lei do piso não estava sendo cumprida devido uma decisão judicial, mas o STJ já julgou favorável, tem que cumprir. Quanto ao PCCR, a gestão contratou uma empresa pra fazer estudos do plano de carreira, porém sem necessidade já que temos uma Comissão. Para nós, falta vontade da prefeitura de pagar nossos direitos, valorizar a educação e resolver esse impasse”, disse Iolanda Bastos.

A prefeitura ficou de dar uma resposta sobre o cumprimento do acordo da greve na última quinta-feira, 14 de agosto, porém não recebeu a categoria e está se furtando de atender e avançar nas negociações.

Sem resposta da prefeitura, o sindicato é obrigado a convocar uma assembleia da categoria deliberar sobre a situação.