Em pesquisa, Sintet constata insatisfação dos servidores com o ponto eletrônico nas escolas da capital

17/01/2024 17/01/2024 14:35 184 visualizações

O Sintet realizou uma pesquisa com participação de oitocentos e quarenta e quatro servidores com o objetivo de averiguar a aceitação e a utilização do ponto eletrônico nas unidades escolares da rede municipal de Palmas, a partir do ponto de vista e da vivência dos Trabalhadores e Trabalhadoras da educação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins, através da Regional de Palmas, consolidou os dados e observou que a ampla maioria dos servidores estão insatisfeitos com a utilização do ponto eletrônico.

Os questionamentos da pesquisa foram sobre o uso e aceitação do equipamento eletrônico.

Confira quais perguntas foram realizadas na pesquisa:

1-O ponto eletrônico já está sendo utilizado na instituição em que você trabalha?

2- Se sim, houve orientação quanto ao uso do ponto eletrônico?

3- Você sabe quanto foi investido de recursos públicos para o financiamento e a instalação desse sistema?

4-Você considera prioridade o investimento feito para a instalação dos pontos eletrônicos?

5 - Na sua opinião, o sistema de Ponto Eletrônico trará melhorias para a educação?

6 - Se já estiver sendo utilizado no seu local de trabalho, quais as dificuldades enfrentadas?

Quando perguntado ao servidor se ele sabe quanto foi investido de recursos públicos para o financiamento e a instalação desse sistema, impressionantes 98,1% relataram desconhecer o valor.

94,5% dos pesquisados responderam que não acham que o investimento seja prioridade para a educação pública. E quando questionados se o sistema de Ponto Eletrônico traria melhorias para a educação, apenas 10% responderam que acreditam que sim, enquanto 90% dos educadores disseram que não haverá melhorias na educação com o ponto eletrônico.

Com relação as dificuldades enfrentadas pelos servidores, o Sintet divulgará um compilado das principais queixas mais recorrentes na pesquisa.

A diretoria do Sintet reafirma a necessidade de uma gestão democrática na educação pública do Tocantins e a construção desse modelo de gestão pressupõe uma participação coletiva que supere as relações hierárquicas e autoritárias.

Para o Sindicato, uma gestão democrática significa incluir toda a comunidade escolar no processo de tomada de decisões importantes sobre os rumos da escola e, sobretudo, significa caminhar na direção da superação da dualidade entre teoria e prática e entre os que elaboram (Políticos) e os que executam as tarefas na escola. “A participação de todos favorece a corresponsabilidade e o controle da efetivação das políticas públicas”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

Com os dados da pesquisa consolidados, o Sindicato deve buscar novamente o diálogo com a Semed em busca de uma solução para os problemas apontados pelos servidores na pesquisa.

Sintet Diretoria Regional de Palmas.