Diretores do Sintet Regional de Palmas estiveram reunidos nesta quinta-feira, 18 de janeiro, com a prefeitura de Novo Acordo, para tratar da pauta de reivindicações dos trabalhadores da rede municipal de ensino.
Na ocasião, o presidente do Sintet José Roque Santiago, entregou nas mãos do novo Secretário Municipal de Educação, Sildomar Pereira, um ofício com as demandas da categoria. A gestão propôs pagar o reajuste do piso do magistério de 2024 no mês de fevereiro com o retroativo ao mês de janeiro; pagar o retroativo do piso de 2023 em quatro parcelas a partir de fevereiro; e encaminhar o PCCR à Câmara.
O Secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira, relatou a luta dos profissionais em defesa da construção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Sildomar Pereira, disse em nome da gestão municipal, que reconhece a luta, e se coloca na defesa da proposta apresentada pelo Sintet, e que um levantamento do retroativo a ser pago de acordo com as condições do município.
O presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes, ressaltou que “a atual gestão tem pautado pelo diálogo e respeito com o Sindicato e graças a nossa luta teremos implementado o primeiro PCCR da Educação de Novo Acordo-TO ”, e cumprimentou a prefeita pelo atendimento de parte da pauta de reivindicações da categoria de acordo com as condições orçamentárias do município.
Da equipe da assessoria da prefeitura, Silvio apresentou dados da Folha do Fundeb, e disse que a prefeitura fez o possível para melhorar os recursos da educação com a jornada ampliada, ele defendeu a proposta de implementação do PCCR com as progressões com percentuais possíveis para o momento, considerando que a somatória do reajuste do piso anual de 3,62% mais a progressão vertical considerando a provação do PCCR, a partir do enquadramento de cada professor, o reajuste será de 14,82% a cada professor.
A prefeita Deusany Batista de Castro confirmou que será encaminhado nos próximos dias o projeto de lei do PCCR do magistério para apreciação na Câmara.
A diretoria do Sintet em assembleia na noite de quinta-feira(18/01) debateu com a categoria os encaminhamentos da reunião com a prefeitura.