Roda de conversa: Sintet fala sobre defesa dos/as aposentados/as da educação

24/01/2024 24/01/2024 14:03 219 visualizações

 

 O Sintet recebeu na manhã desta quarta (24), os/as aposentados/as da educação para um café da manhã, no auditório Zumbi dos Palmares, em comemoração ao Dia Nacional do/a Aposentado/a - festejado dia 24 de janeiro. Na ocasião, os presidentes do Sintet José Roque Santiago e do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes falaram com a categoria sobre a importância da luta sindical. A ex-presidenta do Sintet Rosimar Mendes participou do evento e disse que "é fundamental que os aposentados permaneçam filiados ao Sindicato, só a luta garante os direitos." 

A assessoria jurídica, formada pelos advogados Silvanio Mota e Alex Freire fizeram esclarecimentos sobre as ações judiciais impetradas pelo sindicato que buscam garantir os direitos  da categoria. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), tem como missão defender os interesses diretos, individuais e coletivos dos profissionais da educação pública, tanto dos (as) ativos (as) como dos (as) aposentados (as).

O Sintet tem se pautado na luta pela defesa incansável dos direitos dos (as) aposentados (as), pelas vias administrativas competente e, principalmente, por via judicial, quando a gestão não reconhece a necessidade de valorizar àqueles que tanto contribuíram com a educação.

 Saibas quais ações o Sintet tem judicializado para garantir os direitos dos (as) aposentados (as):

 Ações coletivas e individuais cobrando o retroativo da data-base 2015, 2016 e 2019 a 2022;

Ação histórica que busca a equiparação dos vencimentos entre PRONOS e PROEBs;

Ações visando para que o Igeprev conceda as progressões e retroativos de quem tinha direito antes de se aposentar;

Ação para alterar a tabela dos PRONOS, e incluir o valor do piso no nível I da carreira.

A assessoria jurídica é representada pelo Advogado Silvanio Mota e pelo escritório D’Freire que realizam o planejamento previdenciário dos filiados/as.