Vencedores do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública” irão apresentar projetos na Conae 2024

09/01/2024 09/01/2024 13:37 294 visualizações

Cinco projetos de educadores de todas as regiões do país se destacaram e foram vencedores do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”. Promovido pela CNTE e suas entidades filiadas, entre outubro e dezembro de 2023, o projeto busca aproximar a juventude trabalhadora da educação com o movimento sindical, fortalecendo a identidade desses públicos na luta.

O coordenador do Coletivo da Juventude da Confederação, Luiz Felipe Krehan, conta que a ideia nasceu durante o encontro de juventude realizado em 2022, e foi definida como uma das metas de fortalecimento da organização de jovens para 2023.

“Acreditamos que muitos jovens trabalhadores na educação sabem que os projetos educacionais/sociais que estão envolvidos são formas de fortalecer a educação pública e de qualidade. O concurso é a nossa forma de dizer que a CNTE e seus sindicatos filiados estão na luta com esses educadores”, enfatizou Luiz.

Bruno Vital, que também coordena o Coletivo com Luiz, reforçou que o concurso joga luz sobre como a juventude está mudando suas realidades por meio da educação.

“Além de criar a identidade e a demarcação etária da juventude, o concurso nos ajuda a dialogar com esse segmento e também nos aproximar desses/as trabalhadores/as, estando eles/as sócios ou não a nossas entidades.”

Segundo os coordenadores, a segunda edição do concurso já se encontra em planejamento, e a intenção é tornar a iniciativa permanente.

Os educadores vencedores desta edição terão a oportunidade de apresentar os seus projetos na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em Brasília no fim de janeiro.

Vencedores

Trabalhadores de até 35 anos de idade submeteram projetos que desenvolvem em suas escolas e/ou na comunidade escolar, com foco em Direitos Humanos, Inclusão e Ações Educativas Emancipadoras.

O processo de avaliação iniciou pelos sindicatos filiados à CNTE do estado onde foi feita a inscrição. Após a triagem, o projeto destaque de cada estado foi avaliado, e foram selecionados os melhores projetos de cada região do Brasil. Confira a lista de vencedores:

REGIÃO NORTE - Tocantins

Professor: Jonas Gomes da Silva

Projeto: Práticas Experimentais de Física e Olimpíadas de Foguete

Sindicato representante: SINTET-TO (Sindicatos dos Trabalhadores em Educação no Estado de Tocantins)

REGIÃO NORDESTE - Piauí

Professor: Antonio Grasiane de Sá

Projeto: Bonecos do Bem

Sindicato representante: SIMTEP-PI (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de PIO IX)

REGIÃO CENTRO-OESTE - Distrito Federal

Educadora: Jadson Reis de Sousa

Projeto: Entre diversidades e diferenças da 3 da Norte para o Mundo