A abertura acontece às 14 horas, noCentro Municipal de Atividades Complementares Escola em Movimento (CMAC). Mais de trezentos delegados foram inscritos nas delegações das doze regionais que vão participar do congresso. A programação está prevista para encerrar ao meio dia de sábado (7).
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) realiza nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 14 horas, no Centro Municipal de Atividades Complementares Escola em Movimento (CMAC), em Colinas do Tocantins, a abertura do XII CONGRESSO DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO DO TOCANTINS - “Construindo Caminhos para uma Educação de Qualidade e Inclusiva” (Desafios e Perspectivas do Novo PNE).
O credenciamento dos mais de trezentos delegados do congresso, maior instância deliberativa do sindicato, iniciou às 8 horas da manhã de hoje e segue até às 12 horas. Os delegados participantes foram eleitos em assembleias regionais. A quantidade de delegados depende do número de filiados por regional conforme estatuto da entidade.
A mesa de abertura será composta pelo presidente do Sintet, José Roque Rodrigues Santiago, a Secretária de Políticas Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Cristina de Oliveira Andrade, a Secretária de Combate ao Racismo da CUT-TO, Rosimar Mendes e a presidente do Sintet Regional de Colinas, Alexandra Machado. O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, vai fazer uma saudação virtual aos participantes.
Para fortalecer o debate sobre Política Educacional, a professora mestra, Guelda Andrade (CNTE), vai conduzir a Mesa: Financiamento e Valorização Profissional no Contexto de Luta em Defesa do Plano Nacional de Educação – PNE.
A mesa sobre o debate da pauta previdenciária e jurídica será mediada pelo professor da Rede Estadual e advogado, Silvanio Coelho Mota e composta pelos advogados Alex Freire e Allana Paixão, todos da Assessoria Jurídica do SINTET.
Na programação de sábado, (7), estão previstas a realização da Mesa: Política Sindical Permanente, a Resolução, Plano de Lutas, a Prestação de Contas e a aprovação do estatuto.