‘Congresso do Sintet foi realizado em Colinas, nos dias 6 e 7 de dezembro, Secretário Estadual da Educação, Fábio Vaz envia vídeo com saudação à categoria pela realização do Congresso e o Secretário Municipal de Educação de Colinas, Marcos Mota, anuncia doação de lote ao Sindicato para área de lazer’.
Mais de trezentos delegados participaram do XII Congresso Estadual dos Trabalhadores da Educação -TO “Construindo Caminhos para uma Educação de Qualidade e Inclusiva” (Desafios e Perspectivas do Novo PNE),nos dias 6 e 7 de dezembro, no Centro Municipal de Atividades Complementares Escola em Movimento (CMAC), em Colinas do Tocantins.
Na mesa de abertura, o presidente do Sintet, José Roque Rodrigues Santiago, cumprimentou a categoria e falou sobre os desafios da luta sindical. “Agradeço a todos e todas pela presença neste congresso, precisamos enfrentar e discutir o nosso plano de lutas para o próximo período, e quero agradecer aqui a companheira Alexandra e toda a direção de Colinas que se empenhou para que esse congresso pudesse acontecer, a vocês o reconhecimento da diretoria estadual”, disse José Roque.
A Secretária de Políticas Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Cristina de Oliveira Andrade, falou à categoria sobre os desafios do novo PNE.
O Secretário Municipal de Educação de Colinas, Marcos Mota, falou do compromisso da gestão em valorizar os profissionais da educação de Colinas.“Antes estavam os professores em greve, brigando com o PCCR, mas na nossa gestão, falei para os professores, diretores e para a Alessandra, o que não vai faltar é diálogo. Vamos tentar resolver esse problema. Hoje eu falo com orgulho. Colinas, hoje, tem um melhor salário do Estado. Nós valorizamos os professores e o resultado está aí, Colinas está em destaque no nível nacional, nível estadual, e queremos colocar em nível nacional porque sabemos que nossos professores sendo valorizados, eles vão trabalhar com alegria em sala de aula. Vai cuidar dos nossos filhos. E foi isso que nós fizemos”, disse o Secretário. Ele aindaanunciou a doação de um lote ao Sindicato para a construção de um espaço de lazer.
A secretária Adjunta da Educação de Colinas, Patrícia Castro, também falou do seu empenho em fazer a luta pela valorização dos profissionais. “Sofremos muito perseguições em gestões anteriores, aonde não tínhamos voz e nem direito nem de reivindicar aquilo que era nosso direito. E hoje nós estamos aqui podendo contribuir com os nossos colaboradores, trabalhadores da educação de Colinas. Tenho muito orgulho que eu digo que sou filiada ao Sintet, sou efetiva, sou servidora de carreira, tanto da rede municipal quanto da rede estadual. Mais digo que antes do meu cargo está a minha carreira, estão os meus direitos”, disse Patrícia Castro.
O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, enviou um vídeo e fez uma saudação parabenizando a categoria pela realização do congresso, e também falou do PCCR. “Sei também do sentimento que está aí aflorado dentro dos corações dos nossos servidores, que é da valorização da carreira, que é tão aguardada. Há décadas nós estamos esperando uma carreira que possa nos valorizar, e vocês têm me acompanhado. Nós estamos aí com a comissão trabalhando. Tem pautas que é da comissão e tem pautas que é do Poder Executivo. O ajuste, o encaminhamento da proposta para ser analisada pela comissão. Estamos buscando entregar um PCCR com valorização à categoria”, disse.
A presidente do Sintet Regional de Colinas, Alexandra Machado e a Secretária de Combate ao Racismo da CUT-TO, Rosimar Mendes também participaram da mesa de abertura do Congresso.
No sábado, 7, foi realizado a mesa sobre o debate da pauta previdenciária e jurídica, mediada pelo professor da Rede Estadual e advogado, Silvanio Coelho Mota e composta pelos advogados Alex Freire e Allana Paixão. E também foi aprovado a resolução, o Plano de Lutas, a Prestação de Contas e mudanças no do estatuto. Todas as pautas foram aprovadas pelo plenário do congresso.