Resultado da luta sindical: Sintet comemora anuncio de realização do concurso em Dois Irmãos

22/02/2024 22/02/2024 13:55 328 visualizações

 

  

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) comemora o anúncio da realização de concurso público no município de Dois Irmãos do Tocantins. O concurso é uma reivindicação do Sindicato e busca garantir e assegurar que a seleção de servidores para o serviço público seja feita de maneira justa e transparente. O presidente do Sintet Regional de Miracema Iata Anderson protocolou o último ofício cobrando a realização do concurso no dia 07 de dezembro de 2023.

 

O pedido foi protocolado através do ofício Nº 046/2023 ao prefeito Geciran Saraiva Silva solicitando uma reunião para tratar de demandas da categoria, entre elas: a implementação das progressões atrasadas e também sobre a realização do concurso.

Para o Sintet, a realização do concurso para provimento de vagas na educação é urgente em função da saúde financeira do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Dois Irmãos e devido ao excessivo número de contratos.

 

“Ao analisar a folha de pagamento da educação, constatamos um número excessivo de contratos no quadro da educação ferindo o princípio constitucional em relação a manutenção de contratos temporários. Dessa forma nós solicitamos uma reunião com o prefeito para dialogarmos a respeito da pauta, a fim de que a gestão tomasse providências quanto às demandas pleiteadas por essa categoria”, disse Iata Anderson.

 

Junto com o ofício do Sindicato pleiteando a realização do concurso também foi anexado um relatório da análise da folha de pagamento e das informações do Tribunal de Contas do Estado sobre o município.

 

Para o Sintet, “a luta sindical se faz necessária tanto para garantir os direitos dos profissionais da educação quanto para a qualidade da educação pública a ser ofertada à sociedade.

 

O presidente do Sintet ressalta que o prefeito Geciran implementou os reajustes do piso na carreira, sendo 33,33% referente a 2022, e 14,95% referente a 2023 pagando também seus respectivos retroativos. Da mesma forma fez a correção dos salários dos funcionários de escola corrigindo de acordo com os índices de inflação dos respectivos períodos e seus retroativos.

 

Com a realização do concurso público, da pauta da categoria, resta apenas a implementação das progressões. “O Sintet ressalta a importância permanente do diálogo, da mesa de negociação para que os avanços, as condições de trabalho dignas para trabalhador possam acontecer”, disse Iata Anderson.

O Sintet vai requerer a participação na Comissão de sistematização do concurso e elaboração do edital..