Sintet realizou um seminário sobre a Nova Previdência no sábado (23), em Gurupi

25/03/2024 25/03/2024 15:03 108 visualizações

Sintet Regional de Gurupi realizou no sábado, 23 de março, o Seminário da Nova Previdência no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi.

O encontro foi destinado aos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual em Gurupi buscou tirar dúvidas da categoria acerca das alterações na aposentadoria dos professores após a reforma da previdência nacional aprovada em 2019 pelo governo Bolsonaro e sobre a reforma da Previdência estadual aprovada em 2023 pelo governador Wanderlei Barbosa.

A assessoria jurídica, através dos advogados Dr. Silvanio Mota e Dr. Alex Freire tratara das alterações e impactos da reforma Previdenciária na aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, tirou dúvidas e realizou atendimentos à categoria.

O presidente José Roque Santiago falou da importância da luta sindical e da compreensão política para a garantia dos direitos. "Foi através da luta sindical que conseguimos amenizar os impactos da maldosa reforma na nossa aposentadoria, entre elas a conquista da redução do pedágio na regra de transição de 100% para 20%, uma grande conquista da luta sindical".

A presidente do Sintet Regional de Gurupi Gabriela Zanina, organizadora do seminário recepcionou os profissionais da educação com música ao vivo e um café da manhã. “Momentos como este são de extrema importância para aproximar nossa categoria do sindicato, e aproveitar para realizar atendimentos e também para confraternizar”, disse Gabriela.

Na ocasião, o Sintet apresentou uma cartilha com esclarecimentos sobre a nova Previdência e distribuiu aos participantes.

“Quero parabenizar a diretoria do Sintet de Gurupi e do estado, muito bom o evento, lamento pelos que não estiveram presente, essa foi uma oportunidade muito boa para gente tirar dúvidas e participar e também poder até levar orientações para os outros, sou aposentada mis não deixo de participar do sindicato, se nós como educadores, como aposentados  da educação temos dificuldades com o nosso sindicato imagine sem ele, seria muito pior, parabéns as pessoas que estão à frente do nosso sindicato”, disse a professora aposentada, Maria Barbosa.