Profissionais da educação cobram valorização da carreira em sessão na Câmara nesta segunda (01), em Pium

01/04/2024 01/04/2024 15:18 509 visualizações

Nesta segunda-feira, 1º de abril, os profissionais da rede municipal de educação de Pium participam da sessão ordinária na Câmara de Vereadores onde cobram a valorização da carreira. A categoria reivindica a reformulação da lei municipal do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério. A mobilização foi deliberada  pela categoria em assembleia dia 20 de março, e ressaltou o descaso da prefeitura com a pauta de reivindicações da educação e, consequentemente, com a desvalorização da carreira da educação.

De acordo com o secretário de Finanças do Sintet, Nilton Pinheiro, “uma das principais pautas cobradas pela categoria é a reformulação do PCCR porque é através da reformulação do plano que se garante a valorização da carreira”. A reformulação é uma das pautas negociadas em acordo entre a prefeitura de Pium e o sindicato. A reformulação estava marcada para começar no início do ano de 2023. O atual PCCR do magistério municipal é de 2005.

O acordo entre o Sindicato e a prefeitura de Pium só foi possível após o Sintet buscar a mediação da coordenação do NUPIA/Ministério Público, que prontamente interveio para o acordo sobre a pauta reivindicada pelos profissionais.

Da pauta de reivindicações de 2022, foi atendido o pagamento do reajuste do piso do magistério 2022 e o pagamento da data-base, no entanto, a reestruturação do PCCR não aconteceu. Quanto ao concurso público, a categoria aguarda ansiosamente pela convocação.

No acordo da mediação do NUPIA/MP, ficou decidido que seria criado até a data de 30 de novembro de 2022, uma comissão paritária para discutir a reestruturação do PCCR, mas até agora o acordo não saiu do papel.

Sem iniciativa da gestão, o Sintet organizou um grupo de estudos com representantes locais do quadro do magistério e fez um estudo de reformulação do PCCR e encaminhou à prefeitura que deu o descaso como resposta.