Educação realiza um dia de paralisação em Praia Norte em defesa dos direitos devidos pela prefeitura

24/04/2024 24/04/2024 14:37 161 visualizações

Os profissionais da rede municipal de educação de Praia Norte, na região do Bico do Papagaio, paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 24 de abril, pela cobrança dos direitos da categoria, entre elas, o reajuste do piso do magistério referente aos anos de 2022 (falta 23,24%) e 2023 (14,95%). A prefeitura pagou 10% referente ao piso de 2022, não pagou o índice de 2023, e aplicou apenas o reajuste do piso de 2024 (3,62%).

Como forma de protesto, a categoria além da paralisação, também realizou um ato público em frente à sede da prefeitura de Praia Norte, onde os trabalhadores manifestaram vestidos de roupas pretas em alusão ao luto e aluta pelos direitos.

Com faixas e cartazes, os educadores protestaram pela valorização da carreira dos profissionais da educação pública. O manifesto público faz parte das atividades da 25º Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a qual o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) é afiliado.

“Nossa luta é pela defesa de uma educação pública de qualidade e para que isso aconteça é necessário a conscientização da gestão municipal para de fato aplicar a valorização dos profissionais da educação”, disse o presidente do Sintet Regional de Augustinópolis, Jules Rimet.