Sintet participa da marcha da classe trabalhadora em Brasília nesta quarta (22)

23/05/2024 23/05/2024 15:34 261 visualizações

O Sintet participou nesta quarta-feira, 22 de maio, da Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília, junto a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e aos demais sindicatos de todo o país, se somou aos milhares de trabalhadores/as em defesa da valorização profissional, da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora da educação básica.

Por “Dignidade para quem faz o estado”, a marcha foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, na defesa de três eixos de luta: a revogação das reformas trabalhista e previdenciária e o fim da lei das terceirizações.

“Nós estamos nesta marcha pela defesa da pauta da educação: piso, carreira e valorização, e também pelos direitos da classe trabalhadora desse país, por geração de emprego e renda, precisamos nos unir em defesa dos nossos direitos”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

Dirigentes sindicais das regionais de Gurupi, Guaraí e Palmas, Gabriela Zanina, Iolanda Bastos e Fábio Lopes e outros profissionais da educação fizeram parte da delegação do Sintet na Marcha.

A concentração iniciou às 8h da manhã, no estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte), onde aconteceu a plenária organizada pelos trabalhadores/as com representantes do governo federal. Entre eles, participaram o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a ministra em exercício do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, e a senadora Teresa Leitão (PT/PE).

Próximo ao fim da manhã, a caminhada partiu pela esplanada dos ministérios rumo ao gramado em frente ao Congresso Nacional.