Na quarta-feira (08/05), a Secretária de Comunicação do Sintet, Rose Marques e o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes estiveram na Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, para um diálogo com os servidores. Durante a reunião realizada no auditório da escola, foram discutidas as dificuldades enfrentadas no transporte dos servidores, especialmente, devido à recente quebra do veículo, acarretando prejuízos para os funcionários da escola.
É importante destacar que a ETI possui uma alta proporção de servidores contratados, aproximadamente 90%. Muitos desses servidores, devido à instabilidade do cargo, fizeram reclamações anônimas ao sindicato, alegando que a escola estaria impondo exigências além das estabelecidas para outras unidades escolares do campo em Palmas.
Foi ressaltado que alguns servidores planejavam contatar o sindicato para apresentar outras demandas, entretanto, devido à dificuldade dos funcionários em expressar suas opiniões publicamente, não foi possível confirmar essa situação. O Sindicato alertou que, se a prática da escola de impor critérios diferentes de jornada de trabalho persistir em comparação com outras unidades do campo, poderá haver um protesto público em frente à escola. Além disso, foi reiterado a necessidade de um processo de gestão democrática, com diretores eleitos que representem os interesses da comunidade escolar, não apenas da gestão.
Posteriormente, os dirigentes sindicais, juntamente com a diretora da escola e um grupo de três servidores, reuniram-se com o Secretário Executivo da SEMED, Evandro. Durante a reunião, o secretário se comprometeu a apresentar uma solução nos próximos dias para o transporte dos servidores. Além disso, sugeriu que o sindicato promova uma reunião junto ao Conselho Municipal de Educação (CME) para elaborar um documento normativo a ser enviado ao Executivo, como proposta de regulamentação ou projeto de lei, visando garantir as especificidades da educação do campo na capital do Tocantins.
O presidente do Sintet também dialogou com o presidente do CME, e nos próximos dias vão se reunir para construir a proposta de regulamentação, resguardando o direito das especificidades da educação do campo em Palmas.
Diretoria do Sintet Regional de Palmas.