Diretores do Sintet participaram nos dias 11 e 12 de junho, de uma agenda itinerante na região do Jalapão, para tratar da pauta de reivindicações específicas dos profissionais das redes municipais de São Félix do Tocantins, Mateiros e Novo Acordo.
São Félix do Tocantins
Na manhã da terça-feira, 11 de junho, os dirigentes sindicais visitaram os profissionais da educação na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em São Félix do Tocantins. Na ocasião, apresentaram um breve apanhado da pauta de reivindicações, ouviram a categoria e tiraram dúvidas.
Os dirigentes sindicais falaram com a categoria sobre: a ação judicial que cobra a redistribuição de vagas dos aprovados do concurso; ação judicial de cobrança de direitos da categoria: 1/3 de férias, precatórios e retroativos de data-base e progressões, correção do FGTS e outros.
Durante a noite de terça (11), os dirigentes participaram da solenidade de assinatura do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de São Félix do Tocantins. Na solenidade, o prefeito Carlão assinou o projeto de lei do PCCR da educação.
"A luta sindical foi fundamental para a conquista deste importante instrumento de garantia da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação", disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.
A lei municipal 326/2024 organiza a carreira da educação permitindo a valorização através das progressões e enquadramento.
Mateiros
Em Mateiros, os diretores do Sintet visitaram os profissionais da educação na Escola Estadual Estefânio Teles nesta quarta-feira, 12 de junho, e ouviu as demandas da categoria no local de trabalho.
Ainda durante a manhã, a comissão esteve na Escola Municipal Professora Enerstina Vieira Soares onde ouviu representantes do local de trabalho sobre encaminhamentos das demandas municipais.
Os dirigentes sindicais informaram à categoria sobre as reivindicações como a reformulação do PCCR, aposentadoria e ações judiciais que buscam a garantia dos direitos: precatórios, retroativos e correções de perdas salariais.
Novo Acordo
No fim da tarde de quarta-feira, 12 de junho, a comissão sindical participou de uma reunião com a prefeita Deusany Batista e um grupo de professoras da rede para tratar do plano de carreira da categoria. A gestão confirmou que encaminhou o projeto de lei para apreciação do legislativo e que o documento deve ser discutido na Câmara nos próximos dias. O presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes pediu que a gestão encaminhasse uma cópia do PL para discutir o texto com a categoria.
O presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes, a diretora Rose Marques e o presidente José Roque integraram a comissão nesta agenda sindical.