CARTA ABERTA AO QUADRO DO MAGISTÉRIO DE TOCANTÍNIA

03/06/2024 03/06/2024 07:28 310 visualizações

O Sintet Regional de Miracema, vem através desta carta, informar à categoria sobre a não continuidade das negociações iniciada em outubro de 2023, entre a prefeitura municipal de Tocantínia, sob a gestão do prefeito Silvino, e o Sintet.

Naquela ocasião, depois de manifestação de repúdio por parte da maioria da categoria, o prefeito Manoel Silvino tomou par da situação caótica em relação ao tratamento diferenciado que a categoria vinha recebendo da secretaria da educação acerca dos reajustes, que todos de boa memória sabem muito bem! Nesse sentido, o prefeito, à época, determinou que fosse feito uma força tarefa, em conjunto com a SEMEC, Sintet, Comissão do PCCR e assessoria, para realizar um levantamento de todas as disparidades para que se buscasse resolver, por etapas, a situação até que se chegasse a resolução de toda a pauta e com o PCCR em plena efetividade. Todavia, até o início de janeiro de 2024, boa parte do acordo firmado foi efetivado; restando poucos ajustes e medidas para se chegar com todas as dívidas pagas e o PCCR em pleno vigor.

No entanto, desde que o atual prefeito, João Alberto, assumiu a cadeira, as negociações e o diálogo foram unilateralmente interrompidos.

E nos causa ainda mais estranheza é que um dos primeiros pronunciamentos, em grande escala, do atual prefeito foi afirmando que não “devia nada para os professores da rede municipal”. Será se ao afirmar isso o prefeito não estava inteirado da real situação das negociações em andamento? Se a prefeitura não deve mais nada, quando foi feito o pagamento do terço de férias e décimo terceiro para os profissionais que tinha suas cargas horárias estendidas para 40 horas e só receberam por 20 horas? Será se o prefeito sabe que o pessoal do concurso de 2005 ainda estão recebendo abaixo da tabela determinada pelo PCCR em vigor?

Ressalta-se aos profissionais da educação, que desde que se iniciou o mandato do prefeito João Alberto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins - Sintet têm buscado dar continuidade ao diálogo e a construção da carreira e da valorização profissionais em educação do referido município. Foram inúmeros ofícios encaminhados à gestão, inclusive ao secretário municipal de educação, André Goveia, mas sem nenhum retorno. Restando como resposta apenas o silêncio. Esse modus operandi nós já conhecemos!

Nesse sentido, o Sintet não medirá esforços para que não voltemos a situação caótica, vivenciado por nós, de outubro do ano passado para trás.

Nenhum direito a menos!

Sintet, juntos e juntas, somos mais fortes!

Atenciosamente,

Iata Anderson Pio Vilarinho