Em acordo com Sintet, prefeitura vai pagar 23% de correção salarial aos profissionais do magistério e atualizar a carreira dos funcionários de escola

03/06/2024 03/06/2024 06:35 252 visualizações

Após reunião com o Sintet, prefeitura vai atualizar a carreira do administrativo e aplicar 23% de correção para os profissionais do magistério na folha de junho, a ser paga em julho, em Rio dos Bois.

No último dia 27 de maio, aconteceu uma reunião entre o Sindicato e a prefeitura, onde ficou acordado que será realizada a atualização da carreira para o quadro dos servidores administrativos da educação; já para os profissionais do magistério, a carreira terá um reajuste de 23%, após proposta apresentada pelo Sintet.

Os profissionais do magistério acumulam prejuízo há mais de sete anos, uma defasagem de cerca de 42%, e o prefeito apresentou uma proposta de 20% paga em duas parcelas para corrigir algumas distorções.

No entanto, a comissão, junto a assessoria jurídica do Sintet conseguiu justificar através de levantamento sobre o crescimento Fundeb, e apresentou contraproposta de 23% em parcela única, e o prefeito concordou e disse que vai conceder o índice. Quanto aos retroativos de janeiro, a prefeitura vai fazer os cálculos e fazer o parcelamento para pagar posteriormente.

O Secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira reitera que com o reajuste de 23%, todo o recurso do Fundeb será aplicado em 95% para a folha impossibilitando fazer outras correções neste momento.

O sindicalista informou ainda, que o Sintet já tem uma ação judicial ganha em 1º instância, em cobrança dos direitos da categoria, mas a prefeitura recorreu, restando apenas aguardar o tramite do processo, para a efetivação dos benefícios. Ainda segundo o secretário, desde março, a comissão de representantes se reúne junto ao sindicato e assessoria jurídica para fazer o levantamento dos direitos da categoria.

“A prefeitura garantiu que vai atualizar a carreira do administrativo e aplicar 23% de correção para os profissionais do magistério na folha de junho, a ser paga em julho, e pós análise do impacto sobre a folha, é um avanço frente anos de retrocesso”, disse o presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson.