O Secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado, também diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participa do 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE). O evento, acontece em Buenos Aires, na Argentina, e é o órgão máximo decisório da Internacional da Educação.
A Confederação, a qual o Sintet é afiliado, representa mais de 4 milhões de trabalhadores/as das escolas públicas brasileiras.
A CNTE mantém sua representação na vice-presidência Mundial para América Latina na direção da Internacional da Educação. Na terça-feira (30), durante a eleição da nova presidência e do conselho executivo da IE, o professor e presidente da CNTE, Heleno Araújo, foi eleito para o cargo.
O evento reúne cerca de 1.200 representantes da luta sindical em defesa da educação de 178 países. Em um dos painéis apresentados, o Congresso destacou a urgência de ações para a garantia da qualidade laboral dos profissionais, o bem-estar dos/as educadores/as públicos foi destacado como prioridade vital para uma educação de qualidade.
Entre os temas debatidos no Congresso, estão: a privatização da escola pública, a falta de professores no mundo (são mais de 44 milhões de postos vagos de trabalho), o enfrentamento da crise climática e a defesa das democracias ao redor do planeta.
O 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) iniciou dia 26 de julho e encerra nesta sexta-feira, 02 de agosto de 2024.