Sintet cobra melhores condições de trabalho à Seduc

29/08/2024 29/08/2024 13:58 53 visualizações

O presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes protocolou ofício nesta sexta-feira, 29 de agosto, ao secretário estadual de educação, Fábio Vaz, cobrando melhores condições de trabalho aos profissionais da rede estadual de ensino. A reivindicação é uma das pautas deliberadas durante reunião da categoria realizada no último sábado (24). Outras reivindicações deliberadas também foram encaminhadas pelo Sintet ao Secretário para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Confira a pauta de reivindicações deliberada pela categoria na reunião:

Implementação Integral da Lei nº 14.945/2024 (Política Nacional de Ensino Médio):

A categoria cobra que o governo estadual implemente integralmente a referida legislação a partir de janeiro de 2025. Salientamos que a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO) aplicou a legislação anterior de forma antecipada, o que para o SIndicato, resultou em prejuízos para alunos e servidores. Dessa forma, o Sintet requer que a categoria seja consultada para a adequação à nova norma.

Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE):

Após ampla discussão, a categoria decidiu cobrar o rompimento do contrato com a empresa responsável pelo atual Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), foi sugerido, como alternativas, o retorno ao sistema anterior ou a adoção de um serviço similar ao utilizado no município de Palmas. Os problemas enfrentados com o atual sistema têm contribuído significativamente para a sobrecarga dos profissionais, afetando não apenas suas condições de trabalho, mas também sua saúde mental e emocional.

“O fato é que o atual sistema não funciona e sobrecarrega os professores que perdem muito tempo para inserção de dados na plataforma, muitas vezes estes dados não são feitos o upload dos dados e o serviço precisa ser refeito várias e várias vezes, não tem condições de continuar assim”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

Adequação nas Cobranças Relacionadas ao Plano Educacional Individualizado (PEI):

A categoria também demanda uma necessária adequação nas cobranças feitas pelos técnicos da SEDUC e SRE aos professores em relação à elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI). O Sindicato defende que não há, por parte dos professores, qualquer negativa em oferecer o melhor atendimento possível aos alunos. Contudo, é imprescindível que sejam fornecidas as condições adequadas para que isso ocorra.

Os professores relatam que a cobrança não é compatível com o suporte oferecido e com a carga horária de planejamento pedagógico, especialmente no que diz respeito à formação continuada adequada e à exigência enorme de se evidenciar todas as ações pedagógicas. Essa situação tem gerado sobrecarga de trabalho e consequente adoecimento dos profissionais envolvidos.

Por fim, a deliberação da categoria é que, caso a demanda não seja atendida, vai realizar manifestações em protesto.

“Esperamos que as considerações aqui apresentadas sejam analisadas com a devida atenção e que providências sejam tomadas em prol da melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação e da qualidade do ensino oferecido em nosso Estado”, disse Fábio Lopes.

A direção do Sintet Regional de Palmas informa que está à disposição para quaisquer esclarecimentos e para um diálogo aberto e construtivo.