O prefeito de Colmeia, Joctã Reis anunciou nesta sexta-feira, 30 de agosto, o pagamento do retroativo do piso do magistério referente ao período de janeiro a agosto de 2022. Ele também anunciou que em outubro vai fazer uma nova análise orçamentária para ver a possibilidade de pagar o restante do direito devido.
O Sintet reconhece o esforço do prefeito Joctã em cumprir os direitos dos professores visto que o município tem uma baixa arrecadação, diferente da gestão de Guaraí, onde o município tem um maior volume de arrecadação, mas não investe na valorização dos profissionais da educação.
O prefeito Joctã disse que ficou muito feliz em realizar o pagamento dos retroativos. “Os professores são pessoas que merecem mesmo ser valorizadas, é que antes o município não tinha condições, mas devido a desoneração da folha nós conseguimos hoje efetuar esse pagamento para vocês que é muito merecido”.
O prefeito ainda informou que está organizando o pagamento das progressões horizontais para o próximo mês.
Enquanto isso em Guaraí, a prefeitura faz descaso com os trabalhadores da educação. A gestão municipal fez vários compromissos com a categoria e não honrou. Não aprovou o plano de carreira, reduziu os percentuais na carreira e deve dois anos de retroativos de piso do magistério.