Dia Nacional do Cerrado: 2º maior bioma do Brasil tem mais de 300 espécies em risco

11/09/2024 11/09/2024 09:48 133 visualizações

 

 

O Cerrado é a savana com a maior biodiversidade do mundo, mas tem sofrido com o desmatamento.

No Dia Nacional do Cerrado, celebrado dia 11 de setembro, há pouco o que se comemorar. O bioma, que está presente em 13 estados, o segundo maior da América do Sul, é o mais ameaçado do Brasil. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são 300 espécies em "risco de extinção", sendo que 64 delas estão "criticamente em perigo" e 100 em "perigo".

O desmatamento no Cerrado aumentou 68%, atingindo mais de 1,1 milhão de hectares em 2023 e superando, pela primeira vez, as perdas registradas na Amazônia. A área equivale a 61% de todo o desmatamento registrado no ano passado no Brasil e corresponde a quase 2,4 vezes de do desmatamento registrado na floresta amazônica.

Só em 2023 foram autorizados 127 mil hectares de desmatamentos no Tocantins. No mesmo período do ano passado, o número foi menor, ficou em torno de 90 mil. O aumento é de 41%. O Tocantins é um dos principais estados da fronteira agrícola conhecida como Matopiba. E é na divisa com os estados do Maranhão, Piauí e Bahia que está o maior problema. Os plantios se expandem e a vegetação nativa recua. No Tocantins, a área de desmatamento ilegal corresponde a 30 mil campos de futebol.

A conta chega, a responsabilidade é NOSSA. Devemos ATUAR urgentemente nas CAUSAS afim de evitar mais CONSEQUÊNCIAS.

Fonte: Dados publicados pelo RAD (Relatório Anual de Desmatamento) e produzidos por pesquisadores do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) na Rede MapBiomas.