O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Miracema, realizou nesta segunda-feira, 16 de setembro, o primeiro encontro com candidatos a prefeito no Colégio Estadual Rui Brasil em Miranorte.
O encontro foi organizado pelo Sindicato e com participação do Fórum Municipal de Educação (FME), para formalizar a entrega das propostas dos profissionais da educação aos prefeituráveis.
De forma republicana, os candidatos Flávio Correia (MDB) e Stalin Bucar (PP) participaram do evento e expuseram seus planos de governo, especificamente para a área da educação. Ambos disseram ter a educação como prioridade em seus governos, caso sejam eleitos, já o candidato Leandro Barbosa (PL) não compareceu.
A ordem das exposições foi feita por meio de sorteio, sendo o candidato Stalin Bucar, o primeiro a falar.
“A educação tem recurso próprio que é destinado para sua aplicação. Nós queremos investir na qualidade do ensino, e o que eu puder fazer pela educação pode ter certeza que vou fazer. Nós sabemos que os profissionais trabalham mais tranquilos quando recebem um bom salário e o pagamento em dia. Não crio expectativa que não vão ser concretizadas, mas o que é possível fazer, amparado pela legislação, dentro dos direitos que tem a classe, de ser cumpridos, ser mantidos e viabilizar essas condições para que vocês recebam o que vocês têm direito”, disse Stalin.
Flávia Correia se propôs a melhorar o ambiente escolar, investir na climatização e fez o compromisso de realizar concurso público logo no segundo semestre. “É meu compromisso realizar concurso público para dar mais liberdade ao servidor”, disse o candidato. Ele ainda propôs transporte gratuito aos estudantes de nível superior para que possam ir à capital e até Miracema. “Queremos estimular que mais estudantes entrem para universidade, se projetem, temos muitos talentos na nossa cidade”. E também prometeu melhorar o transporte para os estudantes da zona rural. “Escolas não podem ser tratadas como gaiolas, escolas tem que ter asas, e tem que romper barreiras, e os professores tem que estar sempre se capacitando, e a nossa gestão vai garantir essas e outras ações pela melhoria da educação, disse Flávio.
O Sindicato sugere que os profissionais da educação, bem como, a sociedade em geral, defendam candidaturas que apoiem pautas que valorizem a educação e orienta para que a categoria apoie essas candidaturas. “Queremos que os candidatos assumam o compromisso com a pauta em defesa de uma educação pública de qualidade e garantam a valorização dos profissionais”, disse Iata Anderson.
Encontro em Miracema
Nesta terça-feira, 17, às 18 horas, acontece o ato de entrega das propostas da educação à candidata à reeleição, Camila Fernandes (Republicanos), na sede do Sintet em Miracema. Amanhã, 18 de setembro, será a entrega ao candidato, Aprijo Ribeiro (SD), às 18 horas, também no Sintet, em Miracema.
Na quinta (19), acontece o encontro com os candidatos, Leila Rocha (PV), João do Supergiro (UB) e Dr. Douglas (PSDB) às 18 horas, na Câmara Municipal, Em Barrolândia.