Sintet Regional de Araguaína recebe denúncias de descumprimento de direitos e assédio em escolas estaduais durante assembleia realizada nesta terça (17)

18/09/2024 18/09/2024 13:28 347 visualizações

 

 

O Sintet Regional de Araguaína realizou nesta terça-feira, 17 de setembro, uma assembleia regional, no formato online, através da plataforma Google Meeting, com trabalhadores da rede estadual de educação. O objetivo da assembleia foi ouvir as demandas dos filiados da regional e aproximar o sindicato da base.

Na assembleia, foi denunciado ao sindicato, o tratamento abusivo a que estão sendo submetidos os profissionais da educação por parte de alguns diretores de unidades escolares, chegando a assediarem moralmente os trabalhadores.

Professores relataram ainda, sobre o descumprimento dos direitos dos professores em relação a manutenção das 8 horas de planejamento e livre docência, e que há trabalho excessivo dos coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, que estes estariam trabalhando diariamente além da sua carga horária obrigatória estabelecida por lei.

Outra demanda que precisa ser solucionada urgente, segundo ocorrências dos filiados, é o funcionamento do SGE. São várias as reclamações dos professores sobre o mau funcionamento do sistema responsável por inserir os dados do trabalho dos professores (preenchimento de diário, presença e nota dos alunos).

“Não há um só professor em favor do atual desempenho do SGE, são várias as reclamações de que as inserções de dados no sistema é preciso ser realizada várias vezes comprometendo tempo e saúde dos professores. Do jeito que está não tem como permanecer, é preciso resolver a situação já”, disse a presidente do Sintet em exercício e presidente do Sintet Regional de Araguaína, Rosy Franca.

Ficou encaminhado pela categoria que o Sindicato vai encaminhar um documento oficial para o Secretário Estadual da Educação, Fábio Vaz e a Superintendência Regional de Educação (SER) pedindo explicações e soluções sobre as denúncias relatadas e sobre as dificuldades que os professores estão tendo com o acesso aos SGE.

“Não há por porte do Sintet, nenhuma tolerância quanto ao assédio, seja ele qual for. Dentro das unidades escolares é preciso que o hoje diretor de escola, ou lotado em outra função, não esqueça que é professor, e assim, mantenha o respeito e a cordialidade necessária no ambiente de trabalho”, disse Rosy Franca.

Muitos não conseguiram acesso a sala de reunião porque a plataforma Google Meeting limita a capacidade de participantes, mas a direção do Sintet já agendou uma nova reunião com a categoria para o próximo dia 02 de outubro de 2024. A reunião será online, pela plataforma Zoom Meeting que tem uma capacidade maior de participantes. O Secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado fará a análise de conjuntura.

O Sintet Regional de Araguaína agradece a todos os filiados que participaram da assembleia regional ontem, o Secretário de Finanças, Nilton Pinheiro e os advogados da assessoria jurídica do Sintet, Alex Freire e Alana Paixão, e aguarda todos para que participem do próximo encontro. “Queremos ouvir a nossa categoria, queremos estar perto e contribuir para resolver todas as demandas que chegam ao nosso sindicato, essa é a nossa luta”, Rosy Franca.