Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

25/11/2025 25/11/2025 18:29 13 visualizações

 

 

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas realizam, nesta quarta-feira (26), um dia de paralisação em protesto contra o atraso no pagamento dos direitos da categoria. Com apoio da Direção do Sintet Regional de Palmas, será realizado um ato público, com concentração às 8h, em frente ao Colégio São Francisco, na Avenida JK, e caminhada até a Prefeitura de Palmas.

A paralisação foi deliberada pela categoria em assembleia realizada na sexta-feira, 14 de novembro, que contou com a participação de mais de 500 profissionais da rede. Além da paralisação, a categoria também votou pelo indicativo de greve.

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, o Sintet tem buscado diálogo sobre as pautas da categoria, mas sem avanços. O sindicato destaca que a resposta do Executivo tem sido marcada por leniência e descaso com a educação, o que levou ao impasse e à decisão pelo protesto.

A categoria reivindica o pagamento da data-base de 2024 e 2025, além do reajuste do piso do magistério. O mês de referência dos direitos é janeiro, que se aproxima sem resposta do município.

“Não vamos nos calar diante dos retrocessos. Vamos fazer valer a decisão da categoria e lutar pela garantia dos nossos direitos”, afirmou a presidenta do Sintet Regional de Palmas, Rose Marques.

Aproximadamente 60 unidades escolares aderiram à paralisação até o fechamento desta edição.