Sintet comemora aprovação do novo PCCR da Educação e reforça compromisso com novas lutas da categoria

04/11/2025 04/11/2025 17:41 117 visualizações

 

 

O presidente José Roque Santiago destaca o caráter democrático da construção do plano e a necessidade de seguir avançando em pautas históricas dos profissionais da educação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) celebrou, nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, a aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei segue agora para sanção do governador.

Para o presidente do Sintet, José Roque Santiago, a aprovação representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e resultado de um processo amplamente participativo.

“É um motivo de alegria ver o Plano de Carreira sendo aprovado, como resultado de um trabalho coletivo, talvez um dos planos mais democráticos já construídos neste Estado. O processo foi conduzido pelo ex-secretário Fábio Vaz, com a determinação do governador Wanderlei Barbosa, e pela comissão com participação efetiva do deputado Marcus Marcelo, que sempre buscou uma agenda positiva para que o plano pudesse chegar aonde chegou”, afirmou.

Roque destacou, no entanto, que ainda há desafios a serem enfrentados para garantir avanços concretos à categoria.

“Ainda há desafios e limitações, mas, com o apoio da Assembleia, do deputado Marcus Marcelo, e com a abertura do diálogo e a boa vontade do governador em exercício Laurez Moreira e o secretário de Educação Hércules Jackson, continuaremos pautando a valorização dos profissionais da educação, que ainda merecem muitos avanços”, reforçou.

O presidente do Sintet ressaltou também que o momento é de comemorar, mas sem perder de vista as lutas que permanecem.

“Precisamos enfrentar outras demandas, como a correção da grande injustiça vivida pelos professores PRONO e a cobrança do reajuste do PROFE, sempre em defesa de mais reconhecimento e justiça para a categoria”, concluiu.

Com a aprovação do PCCR, o Sintet reafirma seu compromisso em manter o diálogo e a mobilização permanente para garantir o cumprimento dos direitos e a valorização profissional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Tocantins.