A presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos participou de uma reunião com a prefeitura de Pedro Afonso, a secretária municipal de Educação, contador, assessoria jurídica e demais membros da gestão, para tratar de pautas de interesse da categoria, como o rateio das sobras do Fundeb, precatórios do Fundef e Fundeb, concurso público e outros encaminhamentos.
Durante a reunião, ficou acordado com o prefeito o pagamento de uma bonificação equivalente a 50% do salário, proveniente das sobras do Fundeb, como forma de reconhecimento pelas boas práticas dos profissionais da educação e pelos resultados alcançados. O gestor informou que o pagamento será efetuado no mês de janeiro, não integrando a folha de dezembro. A bonificação é compreendida pela categoria como um 14º salário, fruto do rateio do Fundeb.
Sobre o concurso público, o prefeito afirmou que o Ministério Público já notificou o município e que a gestão está se organizando para a realização do certame.
Em relação aos precatórios do Fundef e Fundeb, o prefeito informou que o município não ingressou com ação judicial, enquanto o Sintet reforçou que já ajuizou ação para garantir os direitos dos profissionais da educação.
O Sintet seguirá acompanhando e cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos, especialmente o pagamento da bonificação (rateio do Fundeb), reafirmando sua atuação firme na defesa dos direitos da categoria.





