O Sintet está realizando uma consulta com profissionais da educação para avaliar o nível de conhecimento da categoria sobre a Política Nacional de Equidade para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). A política, instituída pela Portaria nº 470/2024 e pela Resolução nº 18/2024, tem como objetivo promover ações educacionais que enfrentem o racismo, reduzam desigualdades étnico-raciais e fortaleçam a educação escolar quilombola.
A sondagem, até o momento, contou com 16 respostas e a mostra prévia diz que a maioria dos profissionais já tem algum contato com o tema:
- 81,3%afirmaram já ter ouvido falar sobre a PNEERQ;
- 18,8%disseram que ainda não conhecem a política.
Sobre os objetivos da PNEERQ, enfrentamento do racismo, promoção da equidade e fortalecimento da educação quilombola
, 75% responderam que conhecem essas diretrizes, enquanto 25% disseram desconhecê-las.
Já em relação à participação em formações específicas sobre o tema, o resultado demonstra a necessidade de ampliação e aprofundamento das capacitações: 56,3% dos participantes afirmaram que já fizeram alguma formação, enquanto 43,8% ainda não tiveram acesso a processos formativos.
A consulta reforça a importância de promover ações permanentes de formação continuada, garantindo que a PNEERQ seja efetivamente vivenciada na prática escolar e contribua para a construção de uma educação antirracista e comprometida com os direitos das comunidades quilombolas.
A consulta ainda pode ser respondida, participe através do link:
https://forms.gle/f7xhdP4nARse8taWA





