O Sintet, legítimo representante das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação básica das redes públicas estadual e municipais, reafirma seu compromisso com a defesa, representação, assistência e promoção da categoria. Nesse sentido, reitera a importância de que os gestores da educação pública sejamprofissionais efetivos da carreira, condição essencial para a valorização da educação e para o respeito aos direitos da categoria.
A direção das pastas da educação pública, secretarias executivas, superintendências regionais de ensino, coordenações, gerências e, principalmente, diretores de escolas, deve ser exercida por servidores efetivos da carreira da educação em todos os níveis. A educação é a base formadora de todas as demais áreas e, por isso, não deve ser conduzida por profissionais alheios à realidade escolar, que desconheçam os desafios, percalços e demandas do cotidiano da escola pública.
O Sintet zela pela defesa da categoria e pela valorização da carreira. A educação não pode ser utilizada como instrumento de conveniências políticas ou práticas eleitoreiras; deve ser respeitada como política de Estado, comprometida com a qualidade social, a legalidade e o interesse público.
A política pública de educação precisa de estabilidade, e a presença de um servidor de carreira facilita o debate, possibilita melhorias e o compromisso com a educação, com a valorização dos profissionais e com a gestão democrática.





