Sintet e Seduc discutem contraproposta sobre Plano de Carreira

20/02/2025 20/02/2025 07:46 715 visualizações

 

 

No fim da tarde desta quarta-feira (19), diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), representantes da Comissão do PCCR, se reuniram com o Secretário Estadual de Educação, Fábio Vaz, na Seduc, para tratar da contraproposta do sindicato referente ao Plano de Carreira.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago, apresentou ao secretário um estudo contábil que demonstra a viabilidade financeira da contraproposta defendida pela entidade. De acordo com o levantamento, o impacto nas despesas com pessoal seria de aproximadamente R$ 130 milhões anuais.

Entre os principais pontos defendidos pelo Sintet estão a equiparação entre professores PRONO e PROEB, o auxílio-alimentação para os professores, descanso de voz, progressão padrão (que prevê remuneração para as formações dos professores), a gratificação por difícil acesso – e o enquadramento dos assistentes administrativos.

O secretário Fábio Vaz destacou que o estudo contábil apresentado pelo sindicato é relevante e que, caso sua viabilidade seja comprovada, poderá ser considerado no processo. Como encaminhamento, sugeriu uma reunião entre o assessor contábil do Sintet, diretores da comissão do PCCR e técnicos da gestão para validação dos dados. A reunião está prevista para acontecer na próxima semana.

"O debate foi propositivo, estamos sendo ouvidos e consideramos esse diálogo essencial. Há divergências na parte dos cálculos, por isso propomos à Seduc uma simulação das folhas de pagamento com base na nossa contraproposta", afirmou o presidente do Sintet.

A Seduc sinalizou dificuldades para a implantação do auxílio-alimentação, mas o sindicato mantém sua posição de que há capacidade financeira do estado para arcar com o benefício. Na próxima semana, o Sintet se reunirá com técnicos do governo para simulação das tabelas salariais e avanços no debate sobre o Plano de Carreira.

 

Os Diretores do Sintet que participaram da reunião com o Secretário e equipe técnica da Seduc foram Nilton Pinheiro e Iata Anderson e o assessor contábil Samuel Chiesa.