O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), através da Regional de Palmas, protocolou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, um ofício à Superintendente Regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves Santos, solicitando informações detalhadas sobre os protocolos de saúde relacionados à COVID-19 nas escolas da região.
A iniciativa do sindicato foi motivada pelo aumento significativo dos casos da doença na região de Palmas. Segundo dados dos sistemas ESUS-VE e Palmas Notifica, foram confirmados 918 casos de COVID-19 apenas no mês de janeiro de 2025. Diante desse cenário, o Sintet busca informações sobre as medidas preventivas a serem adotadas nas instituições de ensino.
Entre os questionamentos apresentados à Superintendência Regional de Educação (SRE), o sindicato busca saber sobre quais medidas adicionais estão sendo recomendadas ou exigidas nas escolas, se houve modificações nos procedimentos de notificação e controle de casos positivos e se há previsão de modulação do ensino presencial caso os números de contágio continuem a subir. Além disso, o sindicato também questiona os esforços de comunicação para garantir que todas as escolas estejam cientes e apliquem as diretrizes de maneira uniforme.
O Sintet reforça a importância de informações claras e protocolos bem estabelecidos para garantir a segurança coletiva e a continuidade das atividades educacionais de forma segura e eficiente. O sindicato aguarda uma resposta da SRE e reitera sua disposição para colaborar na implementação de medidas que garantam o bem-estar da comunidade escolar.