Sintet se reúne com prefeita de Esperantina para discutir valorização dos profissionais da educação

10/04/2025 10/04/2025 10:16 422 visualizações

 

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), regional de Augustinópolis, Jules Rimet, participou de uma reunião na última terça-feira, 8 de abril, com a prefeita de Esperantina, Tota do Francimar, para tratar de pautas relacionadas à valorização dos profissionais da educação no município.

Durante o encontro, foi acordado que o reajuste do piso salarial deste ano será mantido. Os profissionais do magistério já haviam recebido o reajuste com os retroativos de janeiro e fevereiro, pagos no mês de março. Para os servidores de nível superior, de acordo com a tabela de progressões, o reajuste será implementado a partir de abril. Os retroativos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março serão pagos de forma escalonada nos meses de abril, maio e junho, quitando integralmente a dívida até junho.

Outro avanço importante foi o compromisso assumido pela gestão municipal em realizar um levantamento para garantir o direito à licença-prêmio aos trabalhadores da educação. A proposta é escalonar os grupos para assegurar que todos possam usufruir do benefício.

Além disso, ficou agendada para o dia 22 de abril uma nova reunião entre o sindicato e a prefeita para tratar das progressões e do alinhamento de carreira, que estão pendentes há mais de sete anos. A prefeita se comprometeu a instituir uma comissão para reorganizar essas demandas.

O Sintet também parabenizou a prefeita Tota do Francimar pelas ações em prol da educação, como as reformas nas escolas, climatização das salas de aula, distribuição de material didático e de apoio aos profissionais, implantação do fardamento escolar, melhoria na qualidade da merenda e a criação da Bolsa Ajuda, que garante R$ 100 mensais a alunos do 6º ao 9º ano que mantêm frequência escolar regular.

“O sindicato vê que essa gestão tem compromisso com a educação e faz a diferença”, afirmou Jules Rimet.