Prefeita de Buriti do Tocantins desmarca reunião com trabalhadores da educação e causa indignação

24/04/2025 24/04/2025 17:26 21 visualizações

 

Um encontro agendado para esta quarta-feira, 23 de abril, entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet) e a prefeita de Buruti do Tocantins, Lucilene Brito, foi desmarcado de última hora, gerando frustração e revolta entre os profissionais da educação municipal.

A reunião, solicitada pelo Sintet, através da Regional de Augustinópolis, em quatro ofícios anteriores, tinha como pauta central a discussão do piso nacional do magistério, progressões e outras demandas da categoria. No entanto, a assessoria da prefeita informou o cancelamento do compromisso pouco antes do horário marcado, alegando que ela teria que cumprir agenda oficial em Palmas.

A justificativa, no entanto, não convenceu os trabalhadores. Segundo relatos da própria comunidade, a prefeita foi vista circulando pelas ruas de Buriti do Tocantins no mesmo dia em que deveria estar na capital, o que gerou questionamentos sobre seu comprometimento com a pauta educacional e o respeito à categoria.

Os profissionais da educação enfrentam atrasos no pagamento das progressões e denunciam a ausência de reajuste salarial desde janeiro, como prevê a Lei do Piso Nacional do Magistério. Embora a gestão municipal tenha publicado as progressões, os valores referentes ainda não foram pagos.

Diante do cenário, o Sintet articula uma reunião emergencial com os trabalhadores da educação para definir estratégias de mobilização e enfrentamento. “O Sintet chama a categoria para deliberar um ato público em frente à prefeitura para cobrar uma reunião com a prefeita de Buriti do Tocantins”, declarou Jules Rimet, presidente da Regional do sindicato.