Em um ato público realizado na quarta-feira, 23 de abril, os profissionais da educação da rede municipal de Rio Sono se mobilizaram como parte da 26° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A categoria realizou uma assembleia para discutir a falta de diálogo por parte da gestão municipal, mas, na véspera da mobilização, a prefeitura sinalizou abertura para negociação.
Segundo Iata Anderson, presidente do Sintet Regional de Miracema, a assessoria contábil do município entrou em contato na terça-feira (22), informando sobre uma reunião agendada para o mesmo horário da assembleia, com a presença da prefeita Valdeia Martins, do secretário municipal de educação José Araújo e da equipe contábil.
Durante o encontro, foram debatidas pautas como o reajuste salarial, a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a realização de concurso público. Como resultado do diálogo, ficou definido que o salário de maio dos profissionais da educação da rede municipal terá um reajuste de 6,27%. Esse percentual corresponde ao índice acumulado da inflação entre janeiro e dezembro de 2024 (4,83%), acrescido de um ganho real, totalizando o novo índice.
A medida terá efeito financeiro já no mês de maio, com retroativo a janeiro de 2025, e será encaminhada para aprovação na câmara legislativa.
Outro encaminhamento importante foi a constituição de uma comissão para reformulação do PCCR, atualmente em estudo por uma assessoria contratada pela prefeitura. Após a conclusão desse estudo, a proposta será apresentada ao Sintet e aos trabalhadores, para que a comissão, a ser homologada pela gestão, inicie os trabalhos de revisão do plano.
A reformulação do PCCR também será a base para a discussão do concurso público previsto para 2026. O ano de 2025, para o sindicato, será inteiramente dedicado a essa discussão, com o objetivo de garantir os direitos adquiridos e avaliar novas formas de valorização profissional e melhoria das condições de trabalho.
“A prefeita Valdeia Martins se mostrou solícita e aberta ao diálogo, o que consideramos um avanço importante nas negociações com a gestão municipal de Rio Sono”, avaliou Iata Anderson.