Sintet participa da Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília nesta terça-feira (29)

29/04/2025 29/04/2025 11:17 26 visualizações

 

 

Representantes dos profissionais da Educação, organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e pela Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participam nesta terça-feira (29) da Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. O ato é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), à qual o Sintet é filiado, em conjunto com outras centrais sindicais, como parte da Jornada de Lutas do 1º de Maio — Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora.

Entre as principais pautas levadas à capital federal estão a defesa da manutenção dos salários mesmo com o fim da escala de trabalho 6x1 e a reivindicação por redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial. Para os organizadores, essa medida representa uma alternativa concreta diante do problema estrutural de desemprego e escassez de postos de trabalho formais no país.

“A redução das jornadas de trabalho configura uma alternativa para o problema estrutural de falta de trabalho e de postos de trabalho, além de contribuir para o aumento do tempo livre e, consequentemente, mais qualidade de vida à classe trabalhadora”, destacou José Roque Santiago, presidente da CUT Tocantins e do Sintet.

A CUT também defende outras pautas prioritárias, como: Isenção do imposto de renda para trabalhadores com salários de até R$ 5 mil; Valorização do serviço público nas esferas municipal, estadual e federal; Fim do confisco de salários e manutenção do Regime Jurídico Único (RJU); Regulamentação da negociação coletiva no serviço público, conforme a Convenção 151 da OIT; Valorização da agricultura familiar; Cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres; Transição energética justa; Combate ao racismo, à LGBTQIA+fobia e a todas as formas de discriminação.

Programação

A concentração para a Marcha ocorre na manhã desta terça-feira (29), no estacionamento do Teatro Nacional, na Praça da Cidadania, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. A programação inicia às 9h, com a Plenária da Classe Trabalhadora, onde será atualizada a pauta unificada dos movimentos sindicais. Às 10h30 está prevista a saída em caminhada pelas ruas de Brasília.

A Jornada de Lutas da Classe Trabalhadora culmina nas manifestações do 1º de Maio, que em 2025 celebra 100 anos de sua primeira comemoração no Brasil. As CUTs estaduais também organizarão atos em suas respectivas regiões para marcar a data.