O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), por meio da regional de Palmas, junto com representantes de outros sindicatos dos servidores públicos municipais realizou um protesto na manhã desta quarta-feira, 21 de maio, na Câmara Municipal da capital. A manifestação cobrou o pagamento da data-base dos servidores, que está em atraso desde janeiro de 2025.
Na mobilização, O Sintet Regional de Palmas do Sintet, também reivindicou o pagamento da data-base de 2024 e o reajuste do piso salarial do magistério, direito exclusivo dos professores garantido pela Lei Federal nº 11.738/2008, e que não está sendo cumprido pela Prefeitura de Palmas.
“Queremos valorização, mas sem o cumprimento do reajuste do piso no salário dos professores e o pagamento da correção salarial anual, que é determinada pela data-base, nós não temos sequer poder de compra. É um absurdo que a Prefeitura de Palmas não cumpra os direitos dos servidores que fazem o serviço público da capital”, afirmou Fábio Lopes, representante do Sintet Regional de Palmas.
Além do Sintet, participaram do protesto representantes de outros sindicatos municipais, como Sisemp, Sintras, Sicideto, Sindifato, Sinfito e Sigmep, reforçando a união das categorias na cobrança por direitos trabalhistas e valorização dos servidores públicos.