Pesquisadora internacional realiza estudo sobre a educação em Palmas com apoio do Sintet regional

24/06/2025 24/06/2025 15:00 190 visualizações

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da Regional de Palmas, recebeu na última semana a visita da pesquisadora Alissa Siara, vinculada ao Instituto Universitário Europeu, de Florença, na Itália, e futura integrante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. A pesquisadora está conduzindo um estudo sobre reformas educacionais no Brasil, com foco específico no ensino público da capital tocantinense.

Durante sua agenda em Palmas, Alissa realizou visitas técnicas a Escolas de Tempo Integral e manteve diálogos com lideranças sindicais do Sintet, com o objetivo de compreender a percepção dos trabalhadores da educação sobre as mudanças implementadas na rede municipal de ensino.

Para Fábio Lopes, presidente do Sintet Regional de Palmas, a parceria com pesquisadores internacionais é uma oportunidade estratégica para fortalecer o debate sobre a educação pública. “Ter uma pesquisadora de uma instituição tão prestigiada realizando esse estudo sobre Palmas é um reconhecimento da importância do nosso trabalho e das políticas educacionais implementadas. Compartilhar dados e análises com instituições internacionais nos permite refletir sobre a educação municipal a partir de uma perspectiva global, e isso pode ajudar a fortalecer nossa luta por melhorias e garantir ainda mais visibilidade às demandas de nossos trabalhadores,” afirmou.

Além de Fábio Lopes, participaram das discussões com a pesquisadora Alissa Siara o ex-presidente da Regional e atual diretor executivo de Assuntos Municipais, Joelson Pereira, e a diretora sindical Rose Marques, que assumirá em breve a presidência do Sintet Regional de Palmas. O trio apresentou as principais pautas da categoria, contextualizou as recentes mudanças nas políticas públicas municipais de educação e relatou os impactos dessas alterações sobre professores, demais profissionais da educação e estudantes.

O trabalho de Alissa Siara faz parte de uma rede internacional de pesquisas voltadas para as políticas educacionais e promete trazer contribuições relevantes tanto para a comunidade acadêmica quanto para gestores públicos e entidades que defendem a educação pública no Brasil.

“Esperamos que os resultados deste estudo tragam novas perspectivas e apontem caminhos que reforcem o direito à educação de qualidade e a valorização dos profissionais da educação,” concluiu Fábio Lopes.