Sintet garante pagamento de juros e correções da data-base de 2015 a 2018 a professores da rede estadual

23/07/2025 23/07/2025 17:26 153 visualizações

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) garantiu mais uma importante vitória em favor da categoria. Após anos de luta jurídica e mobilizações históricas, o sindicato assegurou o pagamento dos juros e correções monetárias referentes às datas-bases e progressões dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 aos professores da rede estadual vinculados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO).

A conquista é resultado direto da atuação firme e protagonista do Sintet, que desde as greves de 2014 e 2015, quando os profissionais da educação paralisaram por mais de 90 dias, vinha cobrando o pagamento dos direitos não honrados pelo governo estadual. A deliberação para o ajuizamento das ações foi tomada em assembleia geral da categoria, e, graças à sólida condução jurídica do sindicato, a Justiça reconheceu o direito ao pagamento dos retroativos.

Até o último dia 18 de julho, já haviam sido contemplados 1.494 professores com os valores referentes às datas-bases de 2015 e 2016, são quase 1.500 profissionais beneficiados, reafirmando o papel fundamental do Sintet na garantia dos direitos da categoria e na valorização dos trabalhadores em educação.

Só recebe quem assina: acesse a plataforma do Sintet

A atual fase do processo contempla exclusivamente os profissionais que assinaram o termo de adesão à ação coletiva por meio da plataforma do Sintet:
📌sintet.portalacaocoletiva.com.br

O sindicato reforça que todos os servidores efetivos da rede estadual de educação que atuaram entre 2015 e 2018 devem acessar a plataforma, verificar o valor a receber e assinar o contrato o quanto antes, garantindo assim o recebimento.

“Fazemos um convite especial a todos os professores, orientadores, coordenadores e técnicos efetivos da Seduc que ainda não assinaram o ciente do contrato para que assinem e garantam seu direito. O Sintet foi fundamental para essa conquista e continuará lutando por cada servidor da rede estadual”, destacou o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

Atualmente, dos cerca de 9 mil trabalhadores que têm direito ao recebimento, pouco mais de 5 mil já assinaram o contrato de adesão. Desses, aproximadamente 2 mil já receberam os valores devidos.

Pagamentos seguem sem ordem definida

O Sintet esclarece ainda que os pagamentos estão sendo realizados gradualmente, conforme tramitação judicial, sem critérios específicos para a ordem dos depósitos. O sindicato continua atento à execução e cobra agilidade do Judiciário no repasse dos valores para todos os beneficiários.

Compromisso e vigilância permanente

Mais do que uma vitória judicial, o pagamento dos juros e correções monetárias é fruto da persistência e da luta coletiva coordenada pelo Sintet em defesa da justiça e do reconhecimento profissional dos trabalhadores em educação.

 

O sindicato segue à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer suporte individual aos servidores que ainda têm pendências no processo.