O Sintet Regional de Colinas participou, nesta quinta-feira (28/08), de uma reunião com o prefeito Osório e o secretário de Educação, Peter, do município de Bernardo Sayão. Fruto da luta sindical e do diálogo em prol da valorização da categoria, a prefeitura confirmou a incorporação do reajuste do piso do magistério, realizada no início de 2025, e anunciou o início do pagamento das progressões, que estavam em atraso desde 2022.
Com a decisão, os profissionais da rede municipal passam a receber, já na folha de agosto, o acréscimo correspondente a duas letras. A partir do próximo mês, será pago o retroativo, além da inclusão de mais uma letra, em um cronograma que seguirá até a quitação total dos débitos referentes às progressões.
A presidenta do Sintet Regional de Colinas, Alexandra Machado, comemorou a conquista:
“Estou muito feliz porque a gestão compreendeu a importância da valorização dos professores, reconheceu essa demanda, realizou os estudos necessários, apresentou a proposta de pagamento e agora vai quitar os débitos com a categoria. Esse é um passo importante para todos os profissionais da rede municipal de Bernardo Sayão”, destacou.
O sindicato vinha cobrando a regularização das progressões, que, diferentemente do reajuste do piso, não vinham sendo aplicadas nos últimos anos. Com a abertura ao diálogo, a prefeitura apresentou os cálculos de impacto financeiro e construiu, junto ao Sintet, um plano de pagamento viável.
“Para nós, enquanto sindicato, esse é mais um avanço em prol da categoria de Bernardo Sayão. Seguiremos firmes na defesa e na garantia dos direitos da nossa base”,completou Alexandra.