O Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET), que atua de forma organizada nos 139 municípios do estado, vem a público manifestar sua profunda preocupação diante das informações sobre a possível fusão da Secretaria Estadual da Igualdade Racial com outras pastas do governo.
A luta do Coletivo tem sido pautada no fortalecimento educacional, no combate ao racismo em todas as suas formas e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Defendemos a valorização da educação como caminho de transformação, e entendemos que o fortalecimento da Secretaria Estadual da Igualdade Racial é parte essencial deste processo.
A existência desta Secretaria é uma conquista histórica da luta do movimento negro e representa um espaço estratégico para o enfrentamento ao racismo estrutural, a formulação e a execução de políticas públicas específicas de promoção da igualdade racial e a garantia de direitos.
Qualquer tentativa de fusão ou esvaziamento institucional compromete diretamente a luta contra as desigualdades raciais e pode representar grave retrocesso diante dos avanços já alcançados. Por isso, defendemos a manutenção e o fortalecimento da Secretaria Estadual da Igualdade Racial, com orçamento próprio e gestão conduzida por liderança comprometida com a pauta racial.
O Coletivo de Combate ao Racismo do SINTET reafirma seu compromisso com a defesa da educação, da igualdade racial e com a luta incansável contra o racismo em todos os espaços.
Palmas – TO, 11 de setembro de 2025