Araguatins: comissão municipal de Educação rejeita “novo PCCR”, informa Sintet
O presidente do Sintet Regional de Augustinópolis, Jules Rimet, informou que a comissão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação de Araguatins esteve reunida nesta quinta-feira (18/09) para discutir os encaminhamentos do projeto de lei reformulado em 2024.
A reformulação foi realizada pela comissão composta pela Secretaria Municipal de Educação, representantes dos trabalhadores da educação e pelo prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia. Após os ajustes, o projeto foi apresentado as equipes técnicas das secretarias municipais envolvidas e equipe jurídica da prefeitura, que parabenizaram a comissão e concordaram com o texto, encaminhando-o para avaliação de impacto financeiro.
No entanto, com a chegada do processo eleitoral, o projeto acabou sendo engavetado, sem avanços. Já em 2025, a comissão voltou a se reunir para cobrar da secretária o andamento do PCCR. Nesse contexto, a secretária municipal de Educação, Ulissevânia, firmou convênio com uma empresa de assessoria para avaliar o plano, apresentando posteriormente um documento denominado “novo plano de carreira”.
Segundo Jules Rimet, a comissão rejeitou esse documento por considerar que desrespeitou o trabalho já realizado e por apresentar diversas inconstitucionalidades. “Entregamos ofício à secretária de Educação, Ulissevânia, negando o documento apresentado. O texto possui várias falhas jurídicas e não corresponde ao plano discutido pela comissão”, afirmou.
Ainda de acordo com o sindicalista, a comissão decidiu convocar uma reunião com os trabalhadores e trabalhadoras da educação de Araguatins para o dia 23 de setembro, no final da tarde. O objetivo é apresentar o plano construído pela comissão, o documento da gestão e deliberar sobre as estratégias de enfrentamento para garantir que o PCCR elaborado pela comissão seja encaminhado à Câmara Municipal, votado e sancionado pela prefeitura o mais breve possível.