Professores da rede estadual têm últimos dias para garantir direitos na ação do Sintet

19/09/2025 19/09/2025 15:37 288 visualizações

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) celebra uma conquista histórica para a categoria. Mais de três mil professores da rede estadual já receberam na Justiça os valores referentes aos retroativos das datas-bases e progressões dos anos de 2015 a 2018. No entanto, o prazo para assinatura do contrato que garante o direito a esses pagamentos está chegando ao fim.

O sindicato alerta para os professores da SEDUC-TO que ainda não assinaram o contrato têm apenas alguns dias para aderir ao processo coletivo conduzido pelo sindicato. Aqueles que não regularizarem a situação serão excluídos da ação judicial e os valores bloqueados retornarão ao Estado, sem possibilidade de recuperação.

De acordo com números atualizados, 6.252 servidores já assinaram o contrato, sendo que mais de três mil já receberam seus pagamentos. Por outro lado, cerca de 3 mil professores ainda não aderiram e correm o risco de perder o direito.

“Foi uma vitória histórica. Via administrativa, garantimos o pagamento integral dos passivos em parcela única. Agora, na Justiça, conquistamos os juros e as correções monetárias das progressões e da data-base desde 2015. Parabéns à diretoria e aos companheiros e companheiras que acreditaram na nossa luta. Agora cada professor precisa fazer a sua parte para receber. Esta é a hora da união para que ninguém fique de fora”, disse apresidenta do Sintet Regional Palmas, Rose Marques.

O Sintet reforça a orientação para que todos os professores da rede estadual regularizem sua situação o quanto antes, garantindo assim o acesso ao que é de direito.

Para aderir ao processo, basta acessar: sintet.portalacaocoletiva.com.br

O prazo está acabando. Não deixe que os valores retornem ao Estado.