Nova diretoria da CNTE é eleita com 93,76% dos votos no 35º Congresso

19/01/2026 19/01/2026 17:48 31 visualizações


Secretário-geral do Sintet compõe a Direção Nacional para o quadriênio 2026–2030

Com 93,76% dos votos, a Chapa 10 – “Unidade para Lutar e Conquistar” foi eleita para a Direção Executiva e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), durante o 35º Congresso da entidade. O resultado consolida a ampla unidade da categoria e inaugura um novo ciclo de lutas na maior confederação de trabalhadores em educação da América Latina.

Com a vitória, Fátima Silva assume a presidência da CNTE para o quadriênio 2026–2030, trazendo para a condução nacional da entidade a experiência acumulada no chão da escola e uma trajetória marcada pela atuação no cenário internacional. Eleita pela chapa “Unidade para Lutar e Conquistar”, a dirigente sul-mato-grossense reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a defesa da escola pública.

A nova Direção Nacional conta com a participação do Secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado, que passa a integrar a CNTE no cargo de Secretário de Combate ao Racismo, fortalecendo a pauta antirracista no centro do debate educacional brasileiro.

A composição eleita reflete a diversidade territorial, política e social da CNTE, reunindo dirigentes de todas as regiões do país. Essa pluralidade garante que as diferentes realidades da educação brasileira estejam representadas na condução da Confederação, reafirmando a força nacional da entidade e seu papel estratégico na defesa da educação pública, democrática e socialmente referenciada.