Sintet participa do 35º Congresso da CNTE e reafirma defesa da educação pública

19/01/2026 19/01/2026 16:28 42 visualizações

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) participou entre os dias 15 e 18 de janeiro, em Brasília, do 35º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), espaço de debate e construção coletiva em defesa da educação pública, democrática e de qualidade.

 

Durante o congresso, o presidente do Sintet, José Roque, destacou a importância da luta por políticas públicas que garantam a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Segundo ele, a defesa do piso salarial, da carreira e da jornada de trabalho é fundamental para assegurar melhores condições de ensino e aprendizagem.

 

“Estamos defendendo uma educação com democracia, sustentabilidade e soberania nacional, além da melhoria das políticas públicas educacionais, como o piso para os técnicos administrativos com carreira e o piso para o magistério superior, também com carreira”, afirmou José Roque.

 

O dirigente sindical também reforçou o posicionamento contrário à privatização da educação pública, à meritocracia nas escolas e à militarização do ensino. “Essas práticas não contribuem para a qualidade da educação. A educação não é mercadoria e precisa ser libertadora, pública e democrática”, ressaltou.

 

A participação do Sintet no 35º Congresso da CNTE reafirma o compromisso da entidade com a defesa da educação pública, com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de um projeto educacional voltado para a formação crítica e cidadã.