Sintet atua em defesa da categoria em todo o Tocantins; confira:

27/01/2026 27/01/2026 15:57 48 visualizações

 

 

Na tarde desta terça-feira, 27 de janeiro, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Carlos Furtado e Nilton Pinheiro, estiveram reunidos com o advogado e assessor jurídico da entidade, Dr. Silvanio Mota, para discutir demandas encaminhadas ao sindicato por professores da rede estadual de ensino.

Desde o início do ano, o Sintet vem recebendo diversas solicitações relacionadas à alteração de carga horária e jornada de trabalho, gratificação do PROFE, casos de assédio, entre outros temas. Durante a reunião, os dirigentes sindicais buscaram organizar uma pauta unificada com o objetivo de buscar soluções junto ao governo, por meio do diálogo ou, se necessário, pela via judicial.

Os encaminhamentos também contaram com contribuições do secretário de Políticas Educacionais do Sintet, Iata Anderson, que enviou apontamentos sobre as principais demandas da categoria.

Enquanto isso, o presidente do Sintet, José Roque, cumpre agenda na região do Bico do Papagaio, onde, acompanhado de uma equipe jurídica, atua na busca de soluções para demandas judiciais da categoria nos municípios de Araguatins e Praia Norte.

O Sintet segue atuando firmemente na defesa dos direitos dos trabalhadores em educação, tanto da rede estadual quanto das redes municipais, mantendo-se vigilante e comprometido com a luta sindical.

Na capital, o Sintet Regional de Palmas realiza, no final da tarde desta terça-feira, uma escuta com os profissionais da rede municipal de Palmas, não docentes que atuam na educação infantil, para tratar da aplicação da Lei nº 15.326/2026. A iniciativa busca garantir o reconhecimento profissional e a segurança jurídica das educadoras e educadores passíveis de enquadramento nas carreiras docentes da educação infantil.