SINTET denuncia tentativa da CNM de barrar reajuste do piso do magistério

03/02/2026 03/02/2026 14:46 16 visualizações

 

 

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tenta impedir o reajuste do piso salarial nacional do magistério para R$ 5.130,63, em uma ação que representa um ataque direto à dignidade dos profissionais que constroem diariamente a escola pública no Brasil.

O argumento de “falta de verba”, utilizado por gestores municipais, não se sustenta diante do que estabelece a Lei do Piso e o Fundeb, que garantem complementação financeira da União aos municípios que comprovarem dificuldades para cumprir o reajuste. Para o Sintet, tratar o percentual de 5,4% como “gasto” é desconsiderar que se trata de um investimento mínimo para evitar um grave apagão de professores no país.

Enquanto prefeitos alegam impactos fiscais, a categoria enfrenta diariamente os efeitos da inflação e do aumento do custo de vida, acumulando perdas salariais ao longo dos anos.

O Sintet reafirma sua postura vigilante e combativa e cobra o cumprimento imediato e obrigatório da Medida Provisória nº 1.334/2026. Para o sindicato, valorizar o magistério é respeitar a legislação e colocar a educação pública de qualidade acima de qualquer manobra política.

A luta pelo piso integral continua em todos os municípios do Tocantins.