SINTET realiza abertura do XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação nesta quarta, 12

13/10/2016 13/10/2016 10:38 1068 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) realizou nesta quarta-feira, 12, a abertura do XI Congresso Estadual do SINTET Paulo Freire. Com o tema “Educação Pública, Direitos e Democracia” o congresso foi aberto com apresentação da Orquestra Sinfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União.

Orquestra Amor Perfeito (Foto: Savick Brenna).

Após a apresentação da orquestra, o presidente do SINTET, José Roque Santiago saudou os congressistas e convidados e deu início as atividades. “É com gratidão que vemos a realização desta edição do congresso e poder contemplar em pleno feriado este auditório repleto de trabalhadores/as engajados na luta pela valorização da educação, muito obrigado pela presença de cada um e de cada uma”, disse José Roque. José Roque também mencionou o homenageado. “ Nesta edição além do tema, o SINTET nomeou o congresso com o nome do saudoso educador Paulo Freire, um dos maiores pensadores da Educação, a maior referência nacional da pedagogia.

A conferência de abertura “O Brasil que queremos” foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Emir Sader. O professor abordou o tema do congresso e falou dos avanços conquistados nas políticas sociais do país e do retrocesso que se contempla na atualidade ao referenciar sobre a atuação da Câmara federal na aprovação de projetos e emendas parlamentares que desmontam o Estado e retira direitos dos trabalhadores, como é o caso da PEC 241, que congela os investimentos em educação por vinte anos. “Essa medida (a PEC 241) é o inverso de um projeto de políticas sociais que vinha sendo desenvolvido e que estava dando certo. A atuação do parlamento federal configura um parlamento conservador e liberal o que traz sérios prejuízos as políticas sócias implementadas no Brasil”, disse Sader.

Emir Sader durante palestra. (Foto: Nubia Martins).

As delegações das doze regionais do SINTET chegaram ao local do congresso a tempo de realizarem o credenciamento antes da abertura.

Compuseram a Mesa de Abertura: o presidente do SINTET, José Roque Santiago, a fundadora do SINTET, profª Rosimar Mendes, a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, o vice-presidente da CUT Tocantins, Antônio de Sá, representando a reitora da UFT (Isabel Auler), prof. Kherlley Caxias Batista Barbosa, o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, o presidente do SINTRAS, Manoel Miranda, o presidente do MUSME/TO, Gustavo Meneses e o deputado estadual, Zé Roberto-PT. Os secretários estadual e municipal de educação em Palmas, foram convidados mas não participaram nem enviaram representantes.