XI Congresso Estadual do SINTET- Paulo Freire é encerrado com reformulação do Estatuto da entidade

17/10/2016 17/10/2016 17:25 1049 visualizações
Prestação de contas do exercício 2015 foi aprovada

No último sábado, 15, os (as) delegados (as) encerraram o XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação do SINTET – Paulo Freire, com a reformulação do Estatuto da entidade e aprovação da prestação de contas do exercício 2015. No dia em que foi comemorado o Dia do Professor, ocasião em que os congressistas aproveitaram para se parabenizarem e mostrarem a força da maior categoria do Estado. A reformulação do estatuto teve início pela manhã e só foi encerrada no final da tarde.

A principal pauta do dia foi a reformulação do Estatuto do SINTET, em que os delegados (as) votaram e apresentaram sugestões para os destaques, além de reformulação dos textos. O presidente do SINTET, José Roque, abriu a cerimônia de votação e destacou os critérios para a reformulação. “A alteração do estatuto deve atender a Constituição Federal, o CRT e o Código Civil”, afirmou.

Durante a leitura do Estatuto, cada participante tinha direito a fazer uma objeção em relação ao parágrafo, e ao final da leitura do estatuto foram contabilizados 91 destaques a serem discutidos e votados. Os congressistas levantavam seus crachás para os votos serem contabilizados. O objetivo dessa reformulação é melhorar a luta sindical, bem como a defesa dos direitos da categoria.

Após a votação dos 91 destaques, foi concluída a reformulação que entrará em vigor após a conclusão do próximo pleito eleitoral. O estatuto prevê que os casos omissos serão decididos pela diretoria executiva, cabendo recursos da decisão às demais instâncias deliberativas do SINTET.

Foram quatro dias de evento com uma extensa programação de mesas de debates e palestrantes de renome nacional. Ao todo, cerca de 500 delegados participaram do congresso, que terá uma próxima edição em 2020.

Texto: Savick Brenna